Jovem: seu momento é agora

11-04-2013 12:14

 

JOVEM: SEU MOMENTO É AGORA!

Por Deilon Flavius de Queiroz

 

Cavalo arreado não passa duas vezes no mesmo lugar, à disposição da mesma pessoa. O ditado popular, bastante comum no interior, é de uma simplicidade total e de aplicação quase diária. Passou a oportunidade, babau viola, dificilmente surgirá uma segunda ocasião. Como também se diz entre os jovens, a fila anda.

 

                Não precisamos pensar muito para concluirmos que uma determinada oportunidade aparece em nossas vidas uma única vez, mas não raros os momentos lamentamos por não tê-la aproveitado no instante certo. Acabamos por aguardar outras iguais chances, mas elas nunca mais ressurgirão.

 

                Muitos jovens brasileiros alçaram altos voos e olharam para o futuro, com muitas razões para sonhar e por sua própria condição de jovens visionários. Demonstrando forte amadurecimento na vida cristã, exercendo ampla e abertamente sua fé em Jesus Cristo, além de grande empenho e interesse com o anúncio da Boa Nova, eles esperaram e reclamaram com justiça que fossem olhados com seriedade, que lhes fosse dado um voto de confiança para difundir a fé em Jesus Cristo através dos carismas próprios da juventude.

 

Então, vieram os investimentos, para o presente e o futuro, dentre os quais a CF - Campanha da Fraternidade, a JMJ - Jornada Mundial da Juventude e tantas outras atividades decorrentes desses eventos. Tudo isso para os jovens do Brasil (claro, para os jovens de todo o mundo que aqui também estarão, especialmente na JMJ)! Sem contar o Ano da Fé, que valorizará cada um desses momentos a eles dedicados.

 

                A oportunidade de os jovens mostrar que estão aptos a se comprometer ainda mais com o Reino de Deus é agora. É o momento próprio para recarregar as energias, arregaçar as mangas e continuar o bom combate. 2013 é o ano dos jovens!

 

                É claro, não seria necessário aguardar cada um desses acontecimentos para que os jovens fossem ao encontro de Jesus Cristo. Para um cristão comprometido, sempre é tempo de dizer: Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8).

               

                Mas a quem diremos, envia-me? Será que já estamos certos do que buscaremos na JMJ? Será que a Campanha da Fraternidade bastou-nos para conhecermos o rumo a que seremos enviados? Como disse o João Paulo II, em 2002, ao receber os jovens na JMJ-2000, em Roma: “a quem viestes procurar”?

 

                Certamente, neste ano em que os jovens têm uma posição singular nos olhares da Igreja, não procuremos nesses momentos ímpares o oba-oba, as festinhas paralelas, a praia e o sol ou apenas uma foto para mostrarmos nas redes sociais que estivemos presentes nesses importantes eventos. Só uma pessoa deve nos interessar ao participar de todo e qualquer encontro nos tempos dedicados à juventude: Jesus Cristo!

 

Devemos estar motivados a nos envolvermos com esses acontecimentos, e não apenas pensar a respeito deles. Quando decidimos fazer algo, os meios para isso aparecem. Somos tentados a chamar esse tipo de oportunidade de coincidência, mas se observarmos bem, veremos que é mais do que coincidência: acontece o tempo todo. A Campanha da Fraternidade e a JMJ não são resultado de uma singela coincidência. São frutos de um investimento sério nos jovens, porque Deus neles acredita.

 

Em outubro de 2012, ao proferir sua mensagem para a JMJ 2013, Bento XVI ressaltou que, “diante das dificuldades na missão de evangelizar, às vezes sereis tentados a dizer como o profeta Jeremias: ‘Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo’. Mas, também a vós, Deus responde: ‘Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás’ (Jr 1,6-7)”. Por isso, jovem, seu momento é agora; levante-se daí e tome iniciativa, porque Jesus reitera aquela palavra profética: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

 

                Desse modo, para aqueles jovens que ainda vivem tempos de acomodação, desânimo e falta de estímulo, cumpre dizer: Deus espera de cada um de nós o compromisso de sermos “sal da terra”, “luz do mundo” e “fermento do Evangelho” em todos os ambientes. Bento XVI, em seu prefácio no festejado livro YOUCAT, exorta-nos: “Para isso, sacrificai tempo!”. “Sede diligentes, sem preguiça, fervorosos no espírito, servindo o Senhor!” (Rm 12,11).

 

                Parafraseando o violeiro, cada um de nós (e então, a juventude em si) carrega o dom de ser capaz; os jovens tem potencial para o compromisso de serem discípulos missionários da nova evangelização de que a Igreja precisa neste Terceiro Milênio, de levar aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz, e os protagonistas de um mundo novo (cf. oração oficial da JMJ).


 

Juventude, primavera: esperança do amanhecer; quem escuta este chamado, acolhe o dom de crer! (Hino da JMJ)

 

Publicado na Revista Alavanca de Abril/2013